top of page

Consumo de Proteínas e a Cirurgia Bariátrica

A Proteína será o nutriente mais importante na sua dieta após a sua cirurgia, pois é utilizada pelo nosso corpo para reparação do trauma cirúrgico. A baixa ingestão de proteínas resultará principalmente em perda de massa muscular e perda de cabelo. É ainda o nutriente que mais oferecerá sensação de saciedade.

As proteínas de origem animal, como as carnes, peixe, frango, ovos e leite e derivados, são consideradas proteínas completas, porque contém todos os aminoácidos essenciais em quantidades e proporções ideais para atender às necessidades orgânicas. Já as proteínas de origem vegetal, são de baixo valor biológico, pois têm uma quantidade menor de aminoácidos essenciais, como por exemplo as leguminosas.

O ideal é sempre iniciar sua refeição pelo alimento fonte de proteína, só após terminá-lo deverá ingerir os outros alimentos do seu prato (como por exemplo as leguminosas e carboidratos). Dessa forma, se você ficar saciado logo, pelo menos terá ingerido a proteína da refeição!

Entre os carboidratos, deve ser dada ênfase aos carboidratos de baixo índice glicêmico como por exemplo osintegrais, que ocasionam menor incremento da produção de insulina no período após a alimentação. Frutas e algumas hortaliças também são fontes de carboidratos e isso deve ser contemplado no plano alimentar dos pacientes.

As gorduras deverão ser ingeridas moderadamente dando-se ênfase às mono e poliinsaturadas. Estas poderão ser encontradas por exemplo em peixes e frutos do mar, óleo de canola, óleos de girassol e sementes oleaginosas. Esse tipo de gordura ajuda a aumentar as taxas do "colesterol bom", o HDL, e manter baixas as taxas do "colesterol ruim", o LDL.

De maneira geral, alguns hábitos deverão fazer parte de sua vida:

  • Evitar sucos, refrigerantes e bebidas alcoólicas;

  • Praticar regular de atividade física;

  • Ingerir os suplementos prescritos pela nutricionista/cirurgião;

  • Evitar beliscar alimentos ao longo do dia, principalmente os ricos em carboidrato;

  • Ingerir pelo menos 2 litros de água.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page