top of page

Pedra ou cálculo na vesícula biliar

Estima-se que aproximadamente 20% da população feminina tenha pedra, ou cálculo, na vesícula. Felizmente, apenas uma parte desse grupo apresenta manifestação da presença do cálculo. Por isso, durante a investigação por exames de imagem, principalmente através da ultrassonografia realizada para investigação de outras doenças, a pessoa é surpreendida com a informação de que possui pedra na vesícula. São classificados como portadores assintomáticos de cálculos. O restante do grupo, a maioria, apresenta sintomas, principalmente dor de moderada a forte intensidade, que a obriga a procurar auxílio médico. Independentemente da presença ou não de sintomas, toda pessoa portadora de pedra, ou cálculo, na vesícula biliar deve procurar orientação com um cirurgião.

A colelitíase, nome que se dá a presença de pedra, ou cálculo, na vesícula biliar, é de tratamento operatório, uma vez que é necessária a sua retirada para se evitar a formação de novos cálculos ou complicações. A operação é por videolaparoscopia, técnica segura e consagrada.

A colelitíase não tratada pode desencadear diversas outras situações, de gravidade variável, que podem exigir internações de emergência para o seu tratamento eficaz e seguro. Dentre essas situações, temos:

• Colecistite aguda – inflamação aguda desencadeada pela obstrução da saída da bile da vesícula pelo cálculo. • Coledocolitíase – ocorre quando um cálculo consegue sair do interior da vesícula e alojar-se no ducto biliar principal, que transporta a bile para o intestino. • Colangite aguda – decorrente da obstrução do ducto biliar principal pelo cálculo que migrou da vesícula, facilitando o crescimento de bactérias. • Pancreatite aguda biliar – é a inflamação no pâncreas devido à passagem do cálculo que está no interior do ducto biliar para o intestino.


Autor: Dr. Stenio Meirelles de Carvalho - CRM DF 5847


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page